Cantina e Pizzaria Speranza

Delivery

   (11) 2222–1994

Casa Bixiga


 Rua 13 de Maio, 1004

Casa Moema


 Avenida Sabiá, 786

Casa Santana


 Rua Augusto Tolle, 464

Reservas

Faça sua Reserva:

Lançamento do livro Speranza 60 anos

Speranza 60 Anos – ieri, oggi, domani” é o nome do livro sobre a Cantina e Pizzaria Speranza, da Famiglia Tarallo, lançado em dezembro e que em breve estará nas boas livrarias da cidade.

Editado por Alexandre Dórea (Editora DBA), o livro tem prefácio assinado pelo tenor Andrea Bocelli, fotos de Romulo Fialdini, apresentação de J.A. Dias Lopes (diretor de redação da Revista Gosto e colunista de Gastronomia de Veja.com) e texto da jornalista Débora Ribeiro. Receitas de pratos da cantina e outros que fazem parte da memória afetiva familiar foram selecionadas por Monica Tarallo. Seu irmão, chef Francesco Tarallo, dá receitas de pizzas que mostram a origem napolitana da casa e outras que ajudaram a construir a imagem da cidade de São Paulo como capital da pizza. Ele também assina o capítulo sobre a história do trigo e a evolução das massas até a concepção mais atual das redondas.

A vida na Itália, a decisão de vir ao Brasil quando era erguida a nova capital do país, Brasília, o início da vida em São Paulo, o primeiro empreendimento da família nas acanhadas instalações na Av. Morumbi (ainda com o nome grafado em português, “ A Esperança”), a mudança para o casarão na Rua Treze de Maio em 1961 da “Speranza”, a consagração da pizza napolitana na cidade e a construção da filial em Moema estão registrados nessa obra. O livro baseia-se em documentos e relatos de integrantes da família, em testemunhos de vários colaboradores de décadas que ainda trabalham na casa (incluindo o pizzaiolo há 49 anos na Speranza) e na gravação deixada por Antonio Tarallo – o filho de Speranza que deu continuidade ao negócio da família, pai dos atuais proprietários – feita cerca de 4 anos antes de sua morte, em agosto de 2006. A impecável produção fotográfica de Romulo Fialdini e as fotos antigas do acervo da família ilustram esse livro.

livro 60 anos da Speranza
livro 60 anos da Speranza livro 60 anos da Speranza

"Recebi com prazer a notícia de que a Speranza comemora seis décadas de história neste ano em que celebro os meus 60 anos de vida. Uma feliz coincidência que nos aproxima ainda mais.

Nós nos conhecemos por ocasião de meu concerto de 2016 em São Paulo. Após o show, Paola, José Carlos e os três filhos me aguardavam no camarim do estádio do Palmeiras, para me cumprimentar. Meu amigo Massimo Borrelli, primo dos Tarallo, foi quem nos apresentou. Naquela rápida conversa, Paola nos convidou para irmos à Speranza na noite seguinte.

Ao chegarmos à pizzaria de Moema, onde os Tarallo nos aguardavam, o aroma delicioso de manjericão fresco, de tomates assando ao forno a lenha com boa massa, e a acolhida da família fizeram com que nos sentíssemos em casa. Já afirmei em entrevistas que no Brasil nunca me sinto estrangeiro. Naquela noite eu estava no Brasil e na Itália, ao mesmo tempo. Ficamos amigos.

Gosto muito de pizza e penso que, se a música é a expressão da alma, a boa pizza conforta o corpo e alegra o espírito. As que provei na Speranza me deram grande satisfação.

Este livro é um registro merecido e necessário da saga dessa família no Brasil e de sua contribuição para a gastronomia local. Os Tarallo trouxeram para o país o conceito da pizza napolitana, hoje tão reverenciada no mundo todo. Trouxeram para São Paulo os aromas e sabores de origem e os perpetuam há três gerações. Sorte dos brasileiros.

Desejo vida longa à Speranza!"

Andrea Bocelli

Confira algumas fotos do lançamento do livro