Conheça a tradicional Pastiera di Grano, doce típico italiano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Criada em Nápoles, na Itália, a Pastiera di Grano carrega em sua origem uma grande quantidade de contos lendários, sendo relacionada com histórias pagãs e cristãs.

Este incomparável doce é simbólico da Páscoa e os napolitanos o preparavam três dias antes da data, o mesmo tempo que Cristo levou para ressuscitar. Eles acreditam que saborear a Pastiera di Grano, especialmente na Páscoa, traz alegria e bom augúrio.

Trata-se de uma torta feita de massa frolla, recheada à base de ricota, grãos de trigo integral, fruta cristalizada, ovo e açúcar. Ela é aromatizada com água de flor de laranjeira, essência de baunilha e canela em pó, provocando uma textura macia e ao mesmo tempo crocante. É uma verdadeira delícia!

Além disso, todos os ingredientes têm apelo místico: o branco da ricota representa a piedade cristã; os grãos de trigo, a capacidade de transformação da natureza; o ovo, o mistério da reprodução da espécie humana; o açúcar, a doçura do amor de Cristo; a água de flor de laranjeira e a essência de baunilha, o perfume da primavera, estação na qual se comemora a Páscoa na Europa.

No Brasil, a Speranza a tornou conhecida através da sua receita original da família e até hoje encanta a todos com o seu inconfundível sabor.